ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Competências do psicoterapeuta de grupos: uma revisão narrativa
Isabela Lamante Scotton; Carmem Beatriz Neufeld
Páginas: 103 - 119

Resumo

INTRODUÇÃO: A terapia de grupos, notadamente na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), tem se mostrado efetiva para tratar uma ampla gama de demandas. As evidências sugerem que a competência do terapeuta está relacionada com os resultados da intervenção. Entretanto, no Brasil, a preocupação com o estudo deste constructo é incipiente. Assim, este artigo teve como objetivo fomentar a reflexão acerca das competências do terapeuta de grupos.
MÉTODO: foi realizada uma revisão narrativa, utilizando-se descritores e busca em bases de dados científicas como estratégia norteadora. Depois, foram selecionados materiais adicionais a parir das referências dos artigos encontrados. Foram analisadas 16 referências, dentre artigos, sites e documentos virtuais.
RESULTADOS: aponta-se as principais diretrizes de competências gerais do terapeuta, com destaque para o Modelo do Cubo adaptado para grupos, que resultou de um esforço coordenado entre diversas organizações e especialistas em terapia de grupo. O modelo propõe: três dimensões de competência: fundamentais, funcionais e níveis de desenvolvimento profissional. Também é apontada a relevância das competências relacionadas aos aspectos pré e pós-grupo.
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Destaca-se que muitas competências do modelo evidenciam notadamente aspectos relacionados ao processo grupal (ex.: "conceituar o indivíduo dentro do grupo"). Salienta-se a grande quantidade e diversidade de competências que um terapeuta de grupos deve dominar e a lacuna ao não considerar o ensino e avaliação destas competências nos programas de treinamento em TCCG. Esperase que este artigo possa contribuir para uma auto-gestão dos terapeutas em relação ao desenvolvimento de suas competências profissionais. Uma agenda de pesquisa é sugerida.

Descritores: Competência profissional; Psicoterapia de grupo; Capacitação profissional